Gerenciamento de Risco

As principais modalidades de risco nas quais uma Corretora de Valores Mobiliários incorre no desempenho de suas atividades podem ser classificadas em:

  • Risco de Crédito;
  • Risco de Mercado;
  • Risco Operacional;
  • Risco de Imagem.

Por definição estratégica, a Concórdia Corretora não opera carteira própria em nenhum dos mercados. Portanto, a sua exposição ao Risco de Mercado (característico de quem assume “posições” nestes mercados) não é relevante. Os riscos de maior peso na atividade da Corretora referem-se à possibilidade de inadimplência de algum dos seus clientes nas operações realizadas, e a eventuais falhas operacionais na execução de seus processos internos, respectivamente denominados como Risco de Crédito e Risco Operacional - esse último incluindo também aspectos legais e de compliance.

Para gerenciar esses riscos de forma adequada, a Concórdia Corretora possui um conjunto de políticas internas que visa permitir a maior flexibilidade possível às operações dos seus clientes, ao mesmo tempo que preserva a integridade financeira da Corretora e sua capacidade de liquidação das operações, mesmo em situações adversas de mercado.

As exposições junto a clientes são suportadas pela definição de limites operacionais individuais e por segmento de atuação, com atenção especial às operações de maior risco como os derivativos. Além deles, existem também limites máximos consolidados de exposição da Corretora nos diferentes mercados. Todos estes limites são monitorados em sistema  “on line” de risco interno, com atualização das posições/operações durante toda a sessão de negociação.

Já no caso dos Riscos Operacionais, existe um mapeamento diário de eventuais falhas ou erros ocorridos nos processos, com registro interno, permitindo a adoção tempestiva das medidas corretivas necessárias.

Por fim, a Concórdia dá grande ênfase à administração do Risco de Imagem por entender que a reputação em mercado é fator absolutamente crítico no seu ramo de negócio. A administração desse risco se faz através das políticas e procedimentos já descritos no item anterior de compliance, assegurando os mais elevados padrões éticos e profissionais junto aos clientes e ao mercado, garantindo total transparência e integridade das transações sob nossa responsabilidade.