Critérios de Interferência entre Mercados

Voltar para Normas e Instruções

Critérios de Interferência entre Mercados

Informamos que a BOVESPA possui dois sistemas operacionais em seu ambiente de negociação:

  • Viva Voz: representado pelos operadores que negociam as ações e opções diretamente na sala de negociação.
  • Eletrônico: representado pelo MEGA BOLSA, cujas operações são realizadas por meio remoto, via terminal eletrônico - ao qual está conectado o sistema Home Broker da Concórdia.

Alguns ativos negociados no sistema Eletrônico têm negociação simultânea no sistema Viva Voz e, assim, considerando as características de cada um, a BOVESPA estabelece regras de interferência, as quais determinam que ofertas do sistema Eletrônico passam a interferir nos negócios realizados pelos operadores do Viva Voz somente após cinco minutos do seu registro, no caso do Mercado a Vista, e 15 minutos, quando se tratar do Mercado de Opções.
Estas regras tem o objetivo de garantir preços justos e transparência ao mercado, além de promover a harmonia entre os pregões.

Caso algum desses papéis atinja uma situação de leilão, esse ocorrerá sempre no ambiente Viva-Voz, cabe à Corretora o acompanhamento da ordem. Não há como participar de leilões realizados no Viva-Voz através do Home Broker. Durante a realização do leilão, o ativo permanece congelado até seu término. Existe também a possibilidade de, após a realização do leilão, a oferta do cliente já realizada ser cancelada pela Bovespa caso a mesma não fique entre as melhores.

Informamos também que o diretor de Pregão da BOVESPA pode, dependendo de condições tidas como anormais, cancelar operações e submetê-las a leilão.

Aconselha-se que o investidor confira sempre o status de sua ordem para tomar conhecimento de um eventual cancelamento.

Para maiores informações ou detalhes, acesse o site da Bovespa (www.bovespa.com.br) para verificar a relação dos papéis que são negociados simultaneamente nos dois sistemas.