Tipos de Investidores

Retornar para Mercados Futuros

O principal objetivo econômico do mercado futuro é servir como instrumento para gestão do risco de preço, propiciando aos agentes econômicos proteção contra variações desfavoráveis nos preços de insumos e produtos com os quais estejam envolvidos. Ao fixar preços para as mercadorias e os ativos financeiros por meio de negociação de contratos futuros, os participantes transferem seu risco a terceiros, que se dispõem a assumi-lo em troca da expectativa de lucro.

Também podemos citar outras possibilidades oferecidas ao investidor, além da descrita acima:

  • Operar a tendência global do mercado;
  • Especular nos movimentos de curto prazo no mercado;
  • Aproveitar as altas de mercado antes de dispor dos recursos necessários para adquirir os ativos subjacentes ao contrato. 

Hedger

O objetivo do hedger é proteger-se contra a oscilação de preços. A principal preocupação não é obter lucro, mas garantir o preço de compra ou venda de determinada mercadoria em data futura e eliminar o risco de variações adversas de preço. 

Arbitrador

O arbitrador tem como meta o lucro, mas não assume nenhum risco. A estratégia do arbitrador é comprar no mercado em que o preço está mais barato e vender no mercado em que está mais caro, lucrando um diferencial de compra e venda completamente imune a riscos, porque sabe exatamente por quanto irá comprar e vender. 

Especulador

Tem o propósito básico de obter lucro. Sua atuação consiste na compra e venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o preço de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo objeto.