Retornar para Mercados Futuros

Os derivativos são instrumentos financeiros cujos preços estão ligados a outro instrumento que lhes serve de referência. Por exemplo: o mercado futuro de petróleo é uma modalidade de derivativo cujo preço depende dos negócios realizados no mercado a vista de petróleo, seu instrumento de referência. O contrato futuro de dólar deriva do dólar a vista; o futuro de café, do café a vista, e assim por diante.

Principais diferenças entre as modalidades de derivativos

  Mercado a termo Mercado Futuro Mercado de opções Mercado de swap
Onde se negocia Balcão ou bolsa Somente bolsa Balcão ou bolsa Balcão ou bolsa
O que se negocia Compromisso de comprar ou vender um bem por preço fixado em data futura. Compromisso de comprar ou vender um bem por preço fixado em data futura. Os compradores adquirem o direito de comprar ou de vender por preço fixo em data futura. Compromisso de troca de um bem por outro. Trocam-se fluxos financeiros.
Posições Ausência de intercambialidade. Intercambialidade. Intercambialidade. Ausência de intercambialidade.
Liquidação A estrutura mais comum é a liquidação somente no vencimento. Há contratos em que o comprador pode antecipar a liquidação. Presença de ajuste diário. Compradores e vendedores têm suas posições ajustadas financeiramente todos os dias, com base no preço de fechamento da bolsa. Liquidam-se os prêmios na contratação da operação. No vencimento, apura-se o valor da liquidação a partir do exercício do direito dos compradores. Somente no vencimento ou antecipadamente, com a concordância das partes.