Glossário


A Concórdia disponibiliza para você um guia completo sobre o mercado de ações. Clique nos temas abaixo e confira.

Mercado Primário
As empresas recorrem ao mercado primário para completar os recursos de que necessitam, visando o financiamento de seus projetos de expansão ou seu emprego em outras atividades. A empresa emite ações e vende aos investidores
Margem
Montante fixado pelas bolsas de valores ou caixas de registro e liquidação a ser depositado em dinheiro, títulos ou valores mobiliários pelo cliente que efetua uma compra ou uma venda a termo ou a futuro, ou um lançamento a descoberto de opções.
Mercado à Vista
Principal mercado da Bolsa. O vendedor entrega as ações ao comprador no segundo dia útil após a realização do negócio em pregão, e o pagamento da ação pelo comprador, ocorre no terceiro dia útil após a negociação.
Mercado Secundário
Mercado no qual ocorre a negociação dos títulos adquiridos no mercado primário, proporcionando a liquidez necessária. Investidores vendem ações a investidores
Mercado a termo
Mercado que negocia contratos entre duas partes que concordam em negociar um ativo, no futuro, a um preço determinado. Em geral, a liquidação financeira é adiada num prazo de 30, 60 ou 90 dias.
Mercado de Opções
Os investidores negociam títulos com o direito de comprar ou vender determinada ação por preços preestabelecidos. A liquidação das operações é feita numa data predeterminada, a data do vencimento das opções.