Perguntas Frequentes

Confira quais são as principais dúvidas relacionadas à Bolsa de Valores e suas respectivas respostas.

Home Broker

  • É o local onde se compram e se vendem as ações de companhias com capital aberto, no caso do Brasil, temos Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). Até 2008 a Bolsa constituia uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Hoje é uma companhia de capital brasileiro formada, em 2008, a partir da integração das operações da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros.

  • É o sistema que possibilita a negociação de ações via Internet, permitindo que você envie ordens de compra e venda de ações através do site da corretora.
  • O Pregão Viva Voz é a sala de negociações onde os operadores (funcionários das Corretoras) se reúnem e, de acordo com as ordens recebidas dos investidores, realizam negócios de compra ou venda de ações, Simultaneamente ao Pregão Viva Voz, ocorre negociação de ações no Sistema Eletrônico (Mega Bolsa), via terminais.
    No Sistema Eletrônico são negociadas todas as ações listadas na Bovespa, enquanto no pregão Viva Voz são negociadas apenas as 15 ações com maior liquidez no mercado.
  • Diz-se que a Bolsa fechou “em alta” quando o índice de fechamento de determinado pregão é superior ao índice de fechamento do pregão anterior. Analogamente, a Bolsa fechou “em baixa” quando o índice de fechamento de determinado pregão é inferior ao índice de fechamento do pregão anterior, e “estável” quando o índice de fechamento de determinado pregão está no mesmo nível do índice de fechamento do pregão anterior.

    Na BM&FBOVESPA, o índice que atualmente é utilizado para verificar se a Bolsa fechou em alta ou em baixa é o Ibovespa, por ser ele o índice mais tradicional e o mais divulgado pela mídia. Assim, por exemplo, se o Ibovespa fechou em um certo dia em 10.000 pontos e, no dia seguinte, fechou em 10.500 pontos, houve uma alta de 5%.